dezembro 2009

afogamento-thumb4543830

1) Chame rapidamente o socorro médico. Lembre-se: no caso de afogamento, cada minuto perdido diminui muito a chance de recuperação.

2) Enquanto a ajuda não chega, coloque a vítima deitada de costas (barriga para cima), em um declive, com a cabeça mais baixa que o corpo.
Cuidado: não dobre nem vire o pescoço do afogado.

3) Não tente retirar a água dos pulmões.

4) Descubra se a pessoa está respirando: ouça sua respiração e observe se o tórax se movimenta.

5) Se a vítima não for capaz de respirar, comece, urgentemente, a respiração boca-a-boca. Aprenda a fazer respiração boca-a-boca

6) Verifique também os batimentos cardíacos. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia.

7) Se a pulsação estiver ausente ou a pupila dilatada, o coração deve ter parado. É preciso fazer então uma massagem cardíaca.

8) Intercale duas respirações para cada 15 massagens cardíacas.

9) Insista na ressuscitação pelo máximo de tempo que você for capaz de agüentar. A vítima pode se recuperar mesmo após muito tempo nessa situação.

10) Quando a pessoa recuperar respiração e batimentos, deixe-a deitada de lado, com um braço abaixo da cabeça. Não permita que ela saia do repouso antes da chegada do socorro médico.

11) Aqueça a vítima. Se possível, leve o afogado para um local quente. Retire sua roupa molhada e cubra-a com cobertores, toalhas ou o que estiver à mão. Se a pessoa estiver consciente, ofereça uma bebida morna, doce e não alcoólica. Não tente aquecê-la rapidamente com um banho de água quente para evitar choque térmico. Friccionar braços e pernas pode ajudar a estimular a circulação.


Seja o primeiro a comentar em Passo-a-passo de socorro a vítima de afogamento

Deixe seu comentário:





Vai lá com a gente
Receba Atualizações
Curti aí nossa fan page
Gostou? Segue
Agregadores
Chiquinha Absurda Aglomerando agregador de blogs
Parceiros